23 janeiro, 2012

Divisão do Estado da Bahia





A autorização obtida para o plebiscito de Carajás e Tapajós abriu uma janela para a criação de novos estados. No oeste da Bahia já começou o movimento para a criação do estado do Rio São Francisco. O tema não é novo, tanto pela divisão do norte da Bahia, como pelo Sul, com a proposição do estado de Santa Cruz.

Mas, por enquanto os do norte têm se movimentado. Em encontro foi promovido pelo deputado estadual Herbert Barbosa o tema foi longamente discutido, com os prefeitos Manoel Afonso Araujo de Formosa do Rio Preto, Jandira Xavier, de Baianópolis, Zito Barbosa, de São Desidério, Marquinhos, de Riachão das Neves e Robson Almeida de Catolândia. Estes prefeitos fazem parte da UMOB, União dos Municípios do Oeste da Bahia que congrega 18 municípios da região e foi proposto que os gestores municipais se responsabilizem pelo planejamento das ações, pela parte financeira e pela articulação política do movimento na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Foi escolhida também uma comissão composta por 14 pessoas que terão a missão de fazer o trabalho de pesquisa, levantamento de dados históricos, estudo de viabilidade econômica, conscientização da população de todas as cidades da região sobre a importância da criação do estado do São Francisco.

O deputado Herbert Barbosa informou que se reunirá em Brasília com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado João Paulo Cunha para tratar deste assunto e pedir celeridade no processo. Herbert, entretanto, advertiu “Não será uma tarefa fácil más também não é impossível, depende da nossa união, da nossa organização e da nossa força de vontade, vamos aparar as arestas políticas e trabalharmos unidos, pensando apenas no objetivo maior que é a criação do estado do Rio São Francisco.” Se aprovado o Estado de São Francisco teria os seguintes munícipios em sua base territorial:

Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Mansidão, Muquém de São Francisco, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley. 

Como em investidas anteriores os divisionistas vão enfrentar muitas reações e o tema promete muita polêmica.Informações Hélio de Aguiar – Mídia Recôncavo


Nenhum comentário:

Postar um comentário